quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Reconstrução da prática pedagógica

O processo de reconstrução da prática não é simples. Para isto, é necessário propiciar ao professor uma vivência de aprendizagem, em que possa refletir de várias maneiras sobre a própria prática, compartilhando suas experiências, leituras e reflexões com seus pares. Isto significa que o professor, atualmente, pode participar de programas de formação continuada desenvolvidos por meio de ambientes virtuais que privilegiem as interações, a articulação entre a ação e reflexão, a prática e teoria, bem como trabalho individual e colaborativo, contemplando o contexto e o cotidiano de sua atuação na escola (Valente & Prado & Almeida, 2003).

A reconstrução da prática requer a sua compreensão e a articulação de novos referenciais pedagógicos que envolvem os conhecimentos das especificidades das mídias, entre outras competências que o paradigma da sociedade atual demanda. Em síntese, o processo de reconstrução do conhecimento e da prática abarca a concepção de aprender a aprender ao longo da vida, numa rede colaborativa que, por sua vez, é viabilizada pela rede tecnológica, integrando as diversas mídias.

2 comentários:

  1. Osmarina este blog realmente veio pra arrasar!
    Josanny

    ResponderExcluir
  2. As tecnologias estão provocando profundas mudanças em todas as dimensões da nossa vida e a escola não fica fora dessa dinâmica, embora alguns educadores ainda resistam em fazer uso dessas ferramentas em favor da aprendizagem. As tecnologias permitem um novo encantamento na escola, transformam informação em conhecimento e conhecimento em sabedoria.
    Regiana Froz

    ResponderExcluir